A pandemia mundial está exigindo mudanças na rotina de todos, e nos condomínios residenciais não seria diferente. A situação aqui em Brasília, apesar de não estar tão agressiva como em alguns estados do país, exige a tomada de decisões e ações rápidas, para manter a responsabilidade com a vida de todos.
Para minimizar os riscos de propagação do vírus em condomínios, abaixo damos algumas dicas para que o seu condomínio esteja mais protegido.
- Reduza a movimentação no condomínio e o acesso às áreas comuns.
O síndico não só pode, como deve reduzir toda a movimentação dentro do condomínio e o acesso a áreas comuns, como piscina, academia, playground e até elevadores. Entretanto, em relação aos elevadores, cabe lembrar que não é possível discriminar pessoas que precisam usá-lo. É fundamental higienizar os elevadores e todas as áreas de acesso ao condomínio com maior rigor. Estipular regras para o uso do elevador pode ser fundamental agora.
- Circulação de pets
Até então não há nenhuma orientação oficial sobre cuidados especiais com animais. Por precaução, é melhor limitar a circulação dos animais em áreas comuns e o contato deles com pessoas infectadas. Fazer um planejamento de horários para passeio por andar pode ajudar.
- Higienização de superfícies comuns
Toda a precaução partindo do condomínio não é exagero. É preciso redobrar os cuidados com a limpeza de puxadores e corrimãos. Colocar dispensers de álcool em gel próximo aos elevadores e portaria também é uma ação importantíssima para proteger a todos.
- Funcionários
É preciso lembrar que muitos funcionários do condomínio usam transporte público para chegar ao local de trabalho e estão mais expostos à contaminação. Trabalhar em um regime de plantão pode ser uma ótima opção. Funcionários do grupo de risco (pessoas com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos, fumantes e pessoas que estejam fazendo tratamento com quimioterapia) devem ser afastados do convívio do condomínio, mas lembre-se de que os pagamentos devem ser mantidos.Pode ser feito um rodízio para diminuir esse impacto.
- Reuniões e Assembleias
As reuniões e assembleias devem ser adiadas ou canceladas. Condomínios só podem fazer reuniões virtuais se elas estiverem precisas na convenção ou forem aprovadas em alguma assembleia. Caso contrário, postergar o máximo possível é a melhor opção.
- Circulação de entregadores é um risco
Evite aumentar o fluxo de pessoas nas portarias, não importa quem seja. Caso o fluxo no seu condomínio seja muito alto, faça uma campanha de conscientização para que os moradores atendam aos entregadores, de modo seguro, do lado de fora da portaria.
- Salões de festas e churrasqueira
Os síndicos devem proibir qualquer aglomeração nas dependências do condomínio.
A situação exige a tomada de decisões difíceis e sacrifício de todos para manter a responsabilidade com a vida. Faça a sua parte e colabore.
A Contacta é sua aliada, tenha certeza de que juntos venceremos!